Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Monolofossauro

                                    Monolofossauro 

O Monolofossauro cujo nome significa " lagarto de crista simples " era um veloz carnívoro de porte médio, que caçava suas presas atacando velozmente e arrancando enormes pedaços, aí era só esperar que a presa tombasse. Como na imagem abaixo, em que um Monolofossauro persegue um Mamenchissauro. O Monolofossauro é semelhante ao Yangchuanossauro porém com um porte menor, ambos viveram na China e em épocas próximas.
Dados do Dinossauro:
Nome: Monolofossauro
Nome Científico: Monolophosaurus jiangi
Época: Jurássico
Local em que viveu: China
Peso: Cerca de 2 toneladas
Tamanho: 5 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora


Microraptor

                                                      Microraptor

O Microraptor cujo nome significa " pequeno caçador " era um pequeno dinossauro carnívoro pertencente ao grupo dos terópodes que viveu há aproximadamente 125 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na China,  chegava a medir de 50 a 80 centímetros de comprimento e caçava pequenos mamíferos,anfíbios, répteis e insetos. Seus fósseis apresentavam vestígios de penas o que levou a acreditar que sejam " elos perdidos " no processo evolutivo das aves.
Dados do Dinossauro:
Nome: Microraptor
Nome Científico: Microraptor zhaoianus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Ásia
Peso: Cerca de 1 quilo
Tamanho: 80 centímetros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Megaraptor

                                                                Megaraptor

Este extraordinário velociraptor podia alcançar 9 metros de comprimento e 4 metros de altura. É inacreditável como um Velociraptor podia chegar a esse tamanho. Sua "garra terrível" chegava a 38 centímetros e poderia abrir um buraco de 2 metros de comprimento na barriga de qualquer Tiranossauro com más intenções, provavelmente caçariam em bandos como seus primos menores, certamente seriam fatais para qualquer ser vivo, inclusive grandes saurópodes .
Dados do Dinossauro:
Nome: Megaraptor
Peso: Cerca de 500kg
Tamanho: 9 metros de comprimento e 4 metros de altura
Alimentação: Carnívora


domingo, 27 de fevereiro de 2011

Herrerassauro

                                                         Herrerassauro

O Herrerassauro foi um dos primeiros dinossauros a surgir. Viveu durante o Triásico, na América do Sul. Seu nome significa "lagarto de Herrera". É um animal muito pouco conhecido.

Dados do Dinossauro:
Nome: Herrerassauro
Nome Científico: Herrerasaurus sp
Época em que Viveu: Triássico
Tamanho: Cerca de 3 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Gorgossauro

                                       Gorgossauro

O Gorgossauro cujo nome significa "Lagarto de Gorgon" viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 70 milhões de anos atrás em Alberta, Montana e Novo México. Era um enorme dinossauro carnívoro terópode da família dos tiranossaurídeos, possuía uma boca enorme, pernas fortes e seus braços já se apresentavam atrofiados algo comum em sua família. O Gorgossauro era um predador solitário, porem em épocas de procriação poderiam viver em grupos familiares.
Dados do Dinossauro:
Nome: Gorgossauro
Nome Científico: Gorgosaurus libratus
Época: Cretáceo
Local onde Viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 3 toneladas
Tamanho: 9 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Eustreptospondylus

                                                 Eustreptospondylus

O Eustreptospondylus cujo nome significava "vértebra bem preservada", viveu na Inglaterra durante o período Jurássico há aproximadamente 165 milhões anos atrás. O Eustreptospondylus foi um carnívoro bípede, que está relacionado com a última linha antecessora ao Tiranossauro e provavelmente se alimentava de animais mortos. O único esqueleto encontrado até agora desse animal possuía 5 metros de comprimento e demonstra que o animal deveria pesar algo em torno de 500 quilos, porém estudos mostraram que esse exemplar era apenas um jovem e que a espécie poderia ser um pouco maior que isso.
Dados do Dinossauro:
Nome: Eustreptospondylus
Nome Científico: Eustreptospondylus oxoniensis
Época: Jurássico
Local onde viveu: Europa
Peso: Cerca de 600kg
Tamanho: Pouco mais de 5 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Dromeossauro

                                   Dromeossauro

O Dromeossauro cujo nome significa "lagarto corredor", foi um pequeno dinossauro carnívoro que deve ter sido muito ágil. A característica mais marcante desse animal é um de seus esqueletos, no qual foram encontrados vestígios do que poderiam ter sido penas. Então, se é assim, seus descendentes (como o velociraptor) também foram emplumados. Isso reforça a tese de que os dinossauros deram origem às aves.

Dados do Dinossauro:
Nome: Dromeossauro
Nome Científico: Dromeosaurus albertensis
Peso: 18 quilogramas
Tamanho: Cerca de 1,8 metros
Alimentação: Carnívora

Deltadromeus agilis

                                                   Deltadromeus agilis

O Deltadromeus agilis cujo nome significa corredor ágil do Delta, era um terópode, que apenas 50% de seu esqueleto foi encontrado e nada do crânio, o qual foi baseado na espécie mais semelhante. Tinha 10 metros de comprimento e certamente foi um animal muito veloz para o seu tamanho. Tinha o corpo estreito, compacto, ágil e forte; ideal para correr mais do que suas presas e em alta velocidade. Tinha membros longos e muito delicados
    Foi um predador letal, um carnívoro sanguinário. Esse dinossauro foi uma das mais magníficas máquinas de matar de todos os tempos.
Dados do Dinossauro:
Nome: Deltadromeus
Nome Científico: Deltadromeus agilis
Local em que viveu: Marrocos
Época: Cretáceo, há cerca de 90 milhões de anos atrás.
Peso: Cerca de 1,5 toneladas
Tamanho: 10 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora



Qual será a imagem correta de sua opinião nos comentários abaixos!!!

Daspletossauro

                                                        Daspletossauro

O Daspletossauro, cujo nome significa lagarto horroroso, foi descoberto em Alberta, em 1970. Tinha 9 metros de comprimento e era muito assemelhado com o Tiranossauro Rex. Ele possuía ossos e juntas adaptados no crânio e no pescoço para dar cabeçadas em suas presas em uma possível perseguição; era capaz de arrancar enormes pedaços de carne em apenas uma mordida. Provavelmente o Daspletossauro seria um caçador solitário e não muito veloz, tendo que atacar suas presas por meio de emboscadas, dando-lhes mordidas as quais seriam fatais para a presa que em pouco tempo cairia morta, bastando apenas encontra-la depois.

Dados do Dinossauro:
Nome: Daspletossauro
Nome Científico: Daspletosaurus torosus
Peso: Cerca de 3 toneladas
Tamanho: 9 metros de comprimento
Época: Cretáceo à 80 milhões de anos atrás
Local em que viveu: Canadá
Alimentação: Carnívora

Conhecendo dinossauros

                             conhecendo dinossauros
Os dinossauros dominaram toda a era Mesozóica, tornando-a conhecida por Era dos Dinossauros. Ela era durou de 248 milhões a 65 milhões de anos atrás, mas os dinossauros apareceram somente há 220 milhões de anos. Os primeiros eram pequenos, do tamanho de cachorros, entretanto, evoluíram para gigantes de até 25 m de altura.
Existiram dinossauros muito variados, como os carnívoros bípedes, os enormes de pescoço comprido, os com "bico de pato" e crista na cabeça, os encouraçados e cheios de espinhos, os herbívoros de chifres e escudos ósseos e os de cabeça espessa. Ao contrário do que muitos pensam, dinossauros eram apenas animais terrestres, e não incluíam pterossauros e répteis marinhos.

    

   deixem um comentário abaixo dando sua   opinião !          obrigado

Se você gostou desta postagem conheça tambem
 Conhcendo os dinossauros II - tamanho  
Conhecendo os dinossauros III - alimentação   
Os dinossauros eram inteligentes?

hipacrossauro

                                                            hipacrossauro

A cabeça do hipacrossauro se assemelhava muito à do coritossauro. O focinho se parecia um pouco com o de um pato, embora as narinas se posicionassem de maneira diferente. A crista do hipacrossauro tinha forma de capacete coríntio, mas com o topo mais pontudo. A parte de trás do crânio também era semelhante.
As diferenças notáveis entre os dois ficavam no esqueleto, especialmente na espinha. O coritossauro tinha esporões de dimensões moderadas nas vértebras (ossos das costas), mas os esporões do hipacrossauro eram altos. Isso explica seu nome, "réptil de espinha alta". Esses esporões altos podem ter permitido espaço adicional para músculos nas costas, mas formavam também uma espécie de barbatana dorsal. Essa barbatana servia para capturar o calor do sol de manhã ou liberar calor a fim de resfriar o animal em um dia quente. De qualquer forma, os esporões o teriam feito parecer maior.
Assim como todos os demais lambeossaurinos, a crista do hipacrossauro continha uma complexa cavidade nasal no topo da cabeça. Quando ele respirava, o ar era conduzido à crista e para fora dela por meio de uma série de tubos e câmaras que conectavam as narinas à porção traseira da garganta. O animal era capaz de produzir sons com sua crista. Devido ao tamanho e forma dela, é provável que fossem sons graves. Ele provavelmente utilizava esses sons para se comunicar com outros membros de seu rebanho.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Tenontossauro

                                        Tenontossauro 


O Tenontossauro cujo o nome significa " lagarto vigoroso ", viveu na América do Norte há aproximadamente 110 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo e chegava a ter até 6,5 metros de comprimento assemelhava-se com o Iguanodonte. Pertencia ao grupo dos Ornitópodes. O Tenontossauro podia se equilibrar em suas patas traseiras para alimentar-se das folhas altas das árvores. O bico do Tenontossauro possuía uma fileira de dentes afiados dentro da boca que servia para triturar folhas e brotos. E ao ser atacado este dinossauro se defendia usando sua cauda como chicote.
Dados do Dinossauro:
Nome:
Tenontossauro
Nome Científico:
Tenontossauro tillettorum
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 900 Kg
Tamanho: 6,5 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Camptossauro

                                                               Camptossauro

Era um vegetariano inofensivo que tinha seus dentes robundos escondidos sob uma espécie de bico semelhante ao dos pássaros. Também, como os pássaros tinha o cérebro pequeno e não deveria ter sido um animal muito inteligente.

Dados do Dinossauro:
Nome: Camptossauro
Nome científico: Camptosaurus sp
Época em que viveu: (Provavelmente) Jurássico
Tamanho: Por volta de 3m, baseado em comparação com outro dinossauro
Alimentação: Herbívora

Ouranossauro

                                                          Ouranossauro

O Ouranossauro cujo nome significa " Lagarto valente "era um  iguanodontídeo e como todos eles, possuía mandíbulas que apresentavam dentes queixais e podiam andar com 4 ou 2 pernas, eram aparentados aos hadrossauros mas possuíam diferenças, este possuía uma espécie de vela nas costas que poderia servir para se aquecer e/ou demonstrar vigor físico para prováveis inimigos e fêmeas para acasalamento. Suas patas traseiras eram muito fortes e robustas, proporcionando ao animal uma boa agilidade em fugas rápidas, caso contrário se tornariam presas fáceis ao terríveis Carcharodontossauros que viveram junto com os Ouranossauros.
Dados do Dinossauro:
Nome: Ouranossauro
Nome Científico: Ouranosaurus nigeriensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Norte da África
Peso: Cerca de 3 toneladas
Tamanho: 7 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Cryolophossauro

                                                           Cryolophossauro

O Cryolophossauro cujo nome significa " lagarto de coroa do gelo " foi descoberto recentemente se comparado há outros dinossauros, ele foi encontrado em 1994, na Antártida. O Cryolophossauro foi um carnívoro de 6 metros de comprimento muito ágil e agressivo e provavelmente caçava em grupos.

Dados do Dinossauro:
Nome: Cryolophossauro
Nome Científico: Cryolophosaurus ellioti
Local onde viveu: Antártida
Peso: Cerca de 700 quilos
Tamanho: 6 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Conchoraptor

                                        Conchoraptor
É um parente do Oviraptor e tinha hábtos e tamanho semelhantes à ele. Apezar das semelhanças, o Conchoraptor tinha o crânio raso sem a crita ou elmo ósseos existentes no seu parente. Tem garras estreitas e ligeiramente encurvadas.
Ninhos e embriões encontrados deste animal revelam que o Conchoraptor tinha ovos semelhantes aos dos pássaros.

Dados do Dinossauro:
Nome: Conchoraptor
Nome Científico: Conchoraptor gracilis
Tamanho: 1,6 metros
Época em que viveu: Fim do Cretáceo, na Mongólia
Alimentação: Carnívora

Compsognato

                                                             Compsognato

O mini-dinossauro Compsognato cujo nome significa " queixo bonito " foi descoberto na Alemanha, em 1850. Tinha as mãos pequenas, com apenas dois dedos munidos de garras. Os pés se apoiavam e três dedos e as duas pernas longas e finas, com certeza o ajudavam a se locomover com rapidez e agilidade quando perseguia a presa. Alguns ossos de lagarto que os cientistas encontraram em sua barriga, revelaram a alimentação do compsognato.
    Antes do Compsognato existiu um dinossauro chamado Procompsognato. Ele era extremamente parecido com o ele, embora fosse maior, com cerca de 1 metro de comprimento e 10Kg.
    É um dos menores dinossauros encontrados até hoje. Apesar de seu tamanho, era um carnívoro voraz, da família Coelurosauridae, terópode.


Dados do Dinossauro:
Nome: Compsognato
Nome Científico: Compsognathus longipes
Época em que Viveu: Fim do Jurássico, por volta de 144 milhões de anos atrás
Peso: Cerca de 3kg
Tamanho: Cerca de 74cm de comprimento
Alimentação: Carnívora, principalmente de lagartos, insetos e outros pequenos animais



           

Coelurus

                                                              Coelurus

O Coelurus cujo nome significa " cauda oca " viveu durante o período Jurássico há aproximadamente 145 milhões de anos atrás no EUA, media algo em torno de 2 metros de comprimento e 20 quilos. Era um caçador ágil e muito veloz, provavelmente viveriam em bandos os quais se auxiliariam na caça, na proteção, cuidando dos filhotes etc. Esses pequenos dinossauros eram parentes distantes dos enormes carnívoros,  isto é, eram também terópodes. Os descendentes desses animais se tornaram muito parecidos com aves, acredita-se até que deveriam possuir penas.
Dados do Dinossauro:
Nome:
Coelurus
Nome Científico:
Coelurus agilis
Época: Jurássico
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 20 quilos
Tamanho: 2 metros de comprimento
Alimentação:
Carnívora




Saurópodes

                                                   Saurópodes

 Os Saurópodes foram um dos dois grandes grupos de dinossauros saurísquios  ou dinossauros com bacia de réptil. Os seus corpos eram enormes, com um pescoço muito comprido que terminava em um cabeça muito pequena. A cauda, também muito comprida, junto com uma grande unha que a maioria dos saurópodes possuíam na pata dianteira eram suas únicas armas de defesa além de seu tamanho. Eram quadrúpedes, com patas altas, retas como colunas, terminadas em pés dotados de dedos curtos e bastante parecidas com as dos elefantes. A sua dieta alimentar era vegetariana. Muitos deles não dispunham de mandíbulas e dentes apropriados para mastigar, de modo que engoliam grandes quantidades de matéria vegetal que, em seguida, eram " trituradas " no estômago por pedras ingeridas para facilitar a fermentação e a digestão do alimento.



terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Terópodes

                                         Terópodes


  Os Terópodes foram um dos dois grandes grupos de dinossauros saurísquios  ou dinossauros com bacia de réptil. Incluem uma grande diversidade de dinossauros carnívoros, desde o pequeno compsognathus, do tamanho de uma galinha, até o terrível Tiranossauro, alto como uma casa . Todos os terópodes eram bípedes e não utilizavam as patas anteriores para a locomoção. o que lhes permitia usá-las com outras funções, como capturar, dominar e matar as suas presas ou mesmo para manipular o alimento. Alguns terópodes dispunham de dentes afiados que eram uma das principais armas de ataque. No entanto, outros eram desdentados e possuíam uma espécie de bico, parecido com o das aves atuais.


Aviso !                                



Coelophisis

                                      Coelophisis


Coelophisis ("osso ocos", devendo-se ao fato de seus ossos serem assim), era pequeno, aerodinâmico e leve, mas cada grama de seu peso era puro terror.
Viveu no Fim do Triássico e foi encontrado num lugar onde havia milhares de ossos desse animal, centenas de esqueletos empilhados uns sobre os outros num verdadeiro cemitério de dinossauros. Em um único bloco estudado foram encontrado pelo menos seis Coelophisis; considerando o resto da área do bloco e os outros blocos transportados, deveria haver naquele lugar pelo menos 1000 animais.
Os cientistas ainda têm dúvidas sobre o que ocasionou tal catástrofe. Talvez, a manada inteira de Coelophisis tenha sido afetada por uma seca, e, em busca de água para beberem, centenas de animais convergeram para um riacho; mas de repente, a seca acabou. Chuvas torrenciais começaram a cair. Sem aviso, uma inundação cobriu o leito do rio, submergindo tudo o que estava ali. Os Coelophisis foram dragados pelas águas lamacentas.
Como o nome já diz, o Coelophisis tinha ossos ocos e leves, as patas trazeiras eram compridas e o crânio pontiagudo era repleto de dentes afiados; tinha garras desenvolvidas para fechar quando eram flexionadas, agarrando a presa. Era um dinossauro bípede, projetado para correr. Tinha um faro muito bom; os olhos também eram ótimos, já tinham visão colorida, vista lateral ampla e poderiam localizar facilmente a presa. Graças a cauda poderia se mover ereto e manter o equilíbrio. Era um animal incrivelmente veloz para o seu tamanho, podia locomover-se a uma velocidade de até 60 quilômetros horários. O surgimento deste animal originou uma jornada evolutiva que culminou nada menos que o grande Tiranossauro Rex.
Foram identificadas duas formas distintas de Coelophysis, a robusta e a esbelta, as quais os paleontologistas acreditam terem sido macho e fêmea. Poderia abater presas muito maiores do que si mesmo trabalhando em equipe. Além disso, achados paleontológicos revelam que também poderiam ser canibais. Junto aos ossos de um Coelophisis foram encontrados ossos de um bebê desta espécie. Poderiam se alimentar de outros de sua espécie normalmente, ou este não era um hábto comum e abriram uma exeção, enlouquecidos pela fome.

Dados do Dinossauro:

Nome: Coelophisis
Nome Científico: Coelophysis bauri
Época em que Viveu: Fim do Triássico, na América do Norte
Peso: Cerca de 30 quilos
Tamanho: 1,80 metros de comprimento e 91 centímetros de altura
Alimentação: Carnívora

Ceratossauro

                                         Ceratossauro

O Ceratossauro cujo nome significa " lagarto de chifre nasal ", devido à protuberância que possui no focinho. Viveu durante o período Jurássico na África e América do norte (Colorado e Utah). É um parente do Alossauro, mas ao contrário de todos os outros grandes terópodes que viveram após ele, tinha quatro dedos nas patas superiores. Além disso tinha estranhas protuberâncias ósseas sobre os olhos.

Dados do Dinossauro:

Nome: Ceratossauro
Nome Científico: Ceratosaurus nasicornis
Época: Jurássico
Local onde viveu: África e América do Norte
Peso: Cerca de 1 tonelada
Tamanho: 6 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Barionix

                                         Barionix

O Barionix cujo nome significa " garra pesada " viveu há aproximadamente 144 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo foi encontrado em 1983, o Barionix tinha sua característica mais marcante sendo uma garra curvada com cerca de 30cm. Tinha dentes pequenos, pontudos e em maior quantidade que os outros carnívoros. O pescoço era comprido e uma crista chata estendia-se sobre o seu focinho.
    No fim período Jurássico, começo do Cretáceo, muitas regiões da Europa estavam inundadas pela água, formando imensos lagos. O Barionix vivia às margens desses lagos, onde ficava encolhido na vegetação. Com o olhar fixo na água, mergulhava sua cabeça alongada e estreita, e num gesto rápido e fulminante retirava-a, trazendo entre os dentes um peixe relativamente grande. É difícil imaginar que este animal, de aspecto meio desengonçado tenha desenvolvido tamanha habilidade para pescar. Mas, possivelmente, também comia carniça, pois foram encontrados ossos de Iguanodonte junto ao Barionix.
   
O Barionix especializou-se em comer peixe. Sendo que ficava grande parte de seu tempo pescando nas margens de rios ou lagos, era uma presa fácil para os enormes crocodilos que existiam na época.

Bahariassauro

                                          Bahariassauro

O Bahariassauro cujo nome significa " Lagarto do Oasis Bahariya " viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 98 milhões de anos atrás no Egito e na Nigéria, caçando solitariamente ou em famílias, enormes dinossauros, eram terópodes muito ágeis pertencente a família do Alossaurídeos. Parte de seus fósseis foram destruídos durante a Segunda Guerra Mundial. Na última imagem um Bahariassauro disputa um enorme peixe com um Espinossauro.
Dados do Dinossauro:
Nome: Bahariassauro
Nome Científico: Bahariasaurus ingens
Época: Cretáceo
Local onde Viveu: África
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 12 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora


Aucassauro

                                            Aucassauro

O Aucassauro cujo nome tem origem no idioma Mapuche, onde Auca Mahuida é o local onde fora encontrado, significando "lagarto de Auca" e "garridoi" em homenagem a seu descobridor o geólogo Alberto Garrido. Viveu há aproximadamente 78 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo nos arredores do vulcão Auca Mahuida na cidade de Neuquén na Argentina.
Seus fósseis foram descobertos no Subgrupo Rio Colorado na Formação Anacleto, sendo descritos em 1999 baseados em um dos mais completos esqueletos de Abelissaurídeos já descobertos e atualmente estão depositados no museu Cármen Funes em Plaza Huincul.

Dados do Dinossauro:
Nome Comum: Aucassauro
Nome Científico: Aucasaurus garridoi
Época: Cretácio Superior, Campaniano.o
Local onde viveu: Argentina
Peso: Cerca de 1500 pounds
Tamanho: 9 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Alectrossauro

                                     Alectrossauro

O Alectrossauro cujo nome significa " Lagarto de Alectra " viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 89 milhões de anos atrás na China e na Mongólia, caçando outros dinossauros velozes como iguanodontídeos e hadrossaurídeos, Este dinossauro terópode pertencia a família dos tiranossaurídeos, não era tão grande porém sua velocidade compensava essa " desvantagem ".
Dados do Dinossauro:
Nome: Alectrossauro
Nome Científico: Alectrosaurus olseni
Época: Cretáceo
Local onde Viveu: Ásia
Peso: Cerca de 1,5 toneladas
Tamanho: 6 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Alioramo

                                            Alioramo

Encontrado na Mongólia no ano de 1976, o Alioramo foi um predador de porte médio que chegava a 6 metros de comprimento. Por não ser muito pesado, o Alioramo era um dinossauro veloz, que perseguiria suas presas dando-lhes mordidas e cabeçadas. Além da Mongólia ele encontrado também na China e na Rússia. Na imagem acima um Alioramo está perseguindo um Protoceratops, que se for alcançado não terá a menor chance no combate corpo a corpo.

Dados do Dinossauro:
Nome: Alioramo
Nome Científico: Alioramus remotus
Época: Cretáceo
Local em que viveu: Ásia
Peso: Cerca de 700kg
Tamanho: 6 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Afrovenator

                                            Afrovenator

O Afrovenator cujo nome significa " Caçador Africano" foi descoberto num cemitério de dinossauros no Níger há aproximadamente 130 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo, sendo o esqueleto mais completo de um terópode desse período achado na África. Antes da descoberta do Afrovenator, muitos cientistas pensavam que há 130 milhões de anos atrás o super-continente Pangea já tinha se dividido em duas massas de terra distintas, uma ao norte e uma ao sul, mas a íntima relação do Afrovenator com o Alossauro natural da América do Norte, os fez mudar de idéia. Isso implica que a conexão entre os continentes pode ter durado muitos milhões de anos mais do que previamente acreditaram.
    Na imagem acima um Afrovenator, persegue uma manada de aegyptossauros na esperança de pegar um jovem desgarrado, pois os adultos eram grandes demais para os Afrovenators.
Dados do Dinossauro:
Nome:
Afrovenator
Nome Científico:
Afrovenator abakensis
Local onde viveu:
África.
Época:
Cretáceo.
Tamanho:
6 metros de comprimento.
Peso:
Cerca de 500kg
Alimentação:
Carnívora

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Centrossauro

                                                                 Centrossauro

O Centrossauro cujo nome significa "lagarto de ponta afiada", viveu há aproximadamente 65 milhões de anos atrás no final do período Cretáceo, possuía uma cabeça pesada com dois chifres pequenos no topo do crânio e um grande na ponta do nariz, ombros fortes e um rabo pequeno, como a maioria dos Ceratopsídeos, família a qual pertence.

Dados do Dinossauro:
Nome: Centrossauro
Nome Científico: Centrosaurus apertus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 6 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora