Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pirarucu

                               Pirarucu

Esse é o maior peixe de água doce do mundo. Ele pode medir até 4 metros e meio e pesar até 250 quilos.
As escamas do corpo do Pirarucu podem ser do tamanho de um pires de xícara de café.
É um peixe bonito de cor verde na frente com a cauda vermelha. Seu corpo é comprido e a cabeça é achatada. Os olhos são amarelos com pupilas azuis.
Na verdade o Pirarucu respira tanto na água quanto respira ar. Ele também tem muitos dentes, por volta de 90 dentes, que ficam sobre toda a língua. Isso parece muito, mas para o tamanhão desse peixe é até pouco.
O Pirarucu é um fóssil vivo sabe por que? Porque enquanto outras espécies sofreram modificações com a evolução, a família desse peixe continua igualzinha era há mais de 100 milhões de anos.
Gostam de águas com temperatura agradável e rasas porque eles sobem à superfície para respirar ar, mais ou menos a cada 20 minutos.
Quando está no tempo da seca e as lagoas secam, os Pirarucus podem atravessar grandes distâncias em terra firme (usando apenas o oxigênio do ar) procurando por água.
Na época da reprodução, a fêmea muda sua cor e fica marrom. A cabeça do macho também muda de cor e fica preta.
Eles formam casais na época da seca em locais tranqüilos e ali preparam os ninhos. O macho, arranca as raízes e galhos do local onde será feito o ninho e com o focinho cava uma toca.
O macho é quem cuida dos filhotes até os seis meses de idade. Durante as primeiras semanas eles ficam nadando em volta da cabeça do pai, que ajuda para que eles subam à superfície para respirar.


Pirarara

                                Pirarara

A Pirarara (Phractocephalus hemioliopterus) é um peixe que pode ser encontrado na bacia do rio Araguaia, Tocatins e Amazonas. É um peixe de couro, que pode chegar aos 60kg e 1,5m de comprimento. Sua coloração é cinza escuro nas costas e branca na parte de baixo, assim como um tubarão. Sua cauda é avermelhada, mas esta coloração também aparece na barbatana dorsal. É um peixe onívoro, comendo praticamente tudo que encontra no fundo dos rios, entre outros peixes, frutas, moluscos e crustáceos.


Esponjas do mar

                                      Esponjas do mar

As esponjas são organismos aquáticos sem meios de locomoção. Elas vivem presas ás rochas e outros pontos fixos, como o madeiramento dos portos ou os recifes de corais. 
         Na reprodução sexuada são produzidos espermatozóides e óvulos. O espermatozóide são móveis e, depois de serem produzidos por uma esponja, nadam até outros indivíduo da mesma espécie, onde encontram o ovulo, que, ao contrario dos espermatozóides, é imóvel e permanece preso ao corpo do animal. Da fecundação sai uma larva ( um individuo diferente do adulto ) que nada e depois se fixam transformassem esponja adulto.
        As esponjas possuem grande capacidade de regeneração. Isso quer dizer que células separadas de uma esponja podem se reunir e formar uma nova esponja.


* Essas informaçoes foram retiradas do Livro "Ciencias a vida na Terra" de Fernando Gewandsznajder*

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Maritaca

                                         Maritacas

Maritaca é um termo popular para se referir as diversas espécies de aves da família dos psitacídeos. Dependendo da região, as maritacas são assim denominadas para as aves de médio porte, menores que os papagaios.
Dentre as diversas formas populares e regionais, a maritaca é também chamada de maitaca, baitaca, cocota, humaitá, maitá, sôia, suia, caturrita, entre outras tantas.