Esse é o maior peixe de água doce do mundo. Ele pode medir até 4 metros e meio e pesar até 250 quilos.
As escamas do corpo do Pirarucu podem ser do tamanho de um pires de xícara de café.
É um peixe bonito de cor verde na frente com a cauda vermelha. Seu corpo é comprido e a cabeça é achatada. Os olhos são amarelos com pupilas azuis.
Na verdade o Pirarucu respira tanto na água quanto respira ar. Ele também tem muitos dentes, por volta de 90 dentes, que ficam sobre toda a língua. Isso parece muito, mas para o tamanhão desse peixe é até pouco.
O Pirarucu é um fóssil vivo sabe por que? Porque enquanto outras espécies sofreram modificações com a evolução, a família desse peixe continua igualzinha era há mais de 100 milhões de anos.
Gostam de águas com temperatura agradável e rasas porque eles sobem à superfície para respirar ar, mais ou menos a cada 20 minutos.
Quando está no tempo da seca e as lagoas secam, os Pirarucus podem atravessar grandes distâncias em terra firme (usando apenas o oxigênio do ar) procurando por água.
Na época da reprodução, a fêmea muda sua cor e fica marrom. A cabeça do macho também muda de cor e fica preta.
Eles formam casais na época da seca em locais tranqüilos e ali preparam os ninhos. O macho, arranca as raízes e galhos do local onde será feito o ninho e com o focinho cava uma toca.
O macho é quem cuida dos filhotes até os seis meses de idade. Durante as primeiras semanas eles ficam nadando em volta da cabeça do pai, que ajuda para que eles subam à superfície para respirar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário