O Quetzalcoatlus northropi (nome que deriva do deus asteca Quetzalcoatl, uma serpente alada) foi o último pterossauro conhecido, sobrevivendo até tempos depois da extinção dos dinossauros há 65 milhões de anos. Os fósseis do Quetzalcoatlus foram encontrados por Douglas A. Lawson, em formações rochosas do Cretáceo Superior no Parque Nacional da Curva Grande, estado americano do Texas.
Foi um dos maiores animais voadores que já existiram, com até 13 m de envergadura e 100 kg. Chegava a superar o Pteranodon, com 6 m, considerado até então o maior pterossauro.
Não há certeza sobre o modo de vida do Quetzalcoatlus, mas foram propostas diversas interpretações. As mais coerentes sugerem hábitos semelhantes aos de garças, marabus, bicos de tesoura ou cegonhas atuais. O Quetzalcoatlus deveria ser um bom planador, tinha pescoço alongado e maxilares esbeltos e compridos com dentes afiados, usados provavelmente para pescar peixes, caçar crustáceos e moluscos ou comer carcaças de animais mortos.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Família: Azhdarchidae
Gênero: Quetzalcoatlus
Espécie: Quetzalcoatlus northropi
muito interessante vale a pena ler . vc q leu meu comentario poste um tb e de sua opnião
ResponderExcluirMuito bacana, só acho que Ele não durou + que os dinossauros, desapareceu com mesmos na extinção K-T. Aproveito para lançar a seguinte pergunta; teria esse gigante alado atingido o limite da capacidade de vôo? Ou se não tivessem sido extintos, teriam continuado a crescer?
ResponderExcluir