Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Os dinossauros eram inteligentes?

                           Os dinossauros eram inteligentes?

Com muita frequência se diz que os dinossauros eram "gigantes estúpidos". Mas será que eles eram assim mesmo?
Os estudos feitos com vários crânios fossilizados de dinossauros permitiram calcular volume ocupado pelo cérebro. Os resultados mostraram que o tamanho do cérebro desses grandes répteis pode ser comparado ao dos répteis atuais, e levam a imaginar que esses bichos tinham a inteligência semelhantes a dos mamíferos e das aves modernas.
Essas afirmações se baseam em algumas observações importantes:
  • a estrutura de muitos crânios mostra que a maioria dos dinossauros possuía adaptações que aumentavam a sua capacidade de emitir sons e desse modo manter formas de comunicação uns com os outros.
  • algumas espécies parecem ter desenvolvido comportamento social a ponto de cuidarem dos filhotes durante certo tempo.
  • foram capazes de se organizar em bandos, de maneira que os adultos se colocavam por fora, protegendo as fêmeas e os filhotes no interios do grupo ( comportamento esse parecido com o dos elefantes atuais), e os cientistas sabem disso porque foram encontradas pegadas que mostram claramente a presença dos adultos por fora do grupo, e a dos mais fracos na parte de dentro;
  • a duração do grupo sobre a face da Terra, mais de 140 milhões de anos, revela que esses répteis eram muito bem adaptados ao meio em que viviam. Não esqueça que a espécie só existe há menos de 2 milhões de anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário