Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Conhecendo os dinossauros III - Alimentação

                              Conhecendo os dinossauros III

Alimentação

A maior  parte dos dinossauros era herbívora, isto é se alimentava exclusivamente de plantas.Apenas algumas especies eram carnívoras ou seja alimentavam-se de carne.

  • Os herbívoros
A digestão dos vegetais é muito mais difícil do que a digestão da carne. Mesmo nos animais atuais, os que são exclusivamente herbívoros precisam se valer de adaptações especiais para digerir celulose (principal componente da dieta desses animais). A digestão (transformação) da celulose em partes menores é feita por substancia denominada celulase, a qual não é produzida pelo organismo dos herbívoros. Assim, para aproveitar o capim que comem, precisam da "ajuda" de bactérias que habitam normalmente seu intestino, as quais, sendo capazes de produzir celulase, conseguem dirigir a celulose.
Comparando então os dinossauros aos herbívoros atuais, supõe-se que eles também dependiam da "ajuda" de microrganismos para digerir as plantas que comiam. Muitos deles tinham dentes pequenos e com pontas irregulares, o que não era útil para mastigação. Assim esses animais, à semelhança das aves modernas, engoliam pequenas pedras que ficavam em uma câmara muscular especial do intestino, a moela. Essas pedras auxiliavam a "moer" as plantas e sementes, base de sua alimentação.




Carnívoros

Os dinossauros carnívoros alimentavam-se de carne,tinham dentes curvados para dentro, parecidos com as facas de cozinha, com pequenos serrilhados na frente. Esse tipo de dente é muito eficiente para prender a presa e matá-la rapidamente.



*Essas informações foram retiradas do livro "Sobrevivendo à grande extinção Dinossauros" de Iris Stern*

Nenhum comentário:

Postar um comentário