Pesquisar este blog

domingo, 15 de janeiro de 2012

Conhecendo os dinossauros IV - a reprodução

                            Conhecendo os dinossauros IV - a reprodução

A comparação com outros grupos de animais dos dias atuais pode ser bastante interessante para entendermos a reprodução dos dinossauros.
Estudando os grandes grupos de vertebrados modernos, notamos que o ovo com casca aparece pela primeira vez entre os répteis. Esse ovo é uma conquista evolutiva extrordinária. Vamos tentar entender o porquê dessa afirmação analisando as formas de repprodução dos diversos grupos de animais que, evolutivamente, antecederam os répteis.

  • Os peixes: em sua maioria, possuem fecundação externa, por isso presisam produzir milhões de ovos para que alguns consigam sobreviver, desenvolver-se e chegar a fase adulta, já que a maioria dos ovos postos acaba virando alimento para outros animais.
  • Os anfibios: de forma semelahnte aos peixes, têm fecundação externa e colocam alguns milhares de ovos, dos quais algumas centenas se tornam girinos e algumas veses dezenas, talvez, cheguem a animais adultos. Os ovos dos anfíbios são muitos frágeis, sendo protegido apenas por uma camada gelatinosa, por isso, dependem diretamente da água para que o embrião possa se desenvolver, esse é um dos fatores que fazem com que os anfíbios, em geral, vivam próximos à água.
De um grupo de anfíbios evoluíram os répteis, os quais possuíam um ov muito diferente do que se conhecia até então.
Assim como os répteis atuais os dinossauros reproduziam-se colocando ovos. Inclusive alguns ovos fosilizados já foram encontrados!
Do mesmo modo que no daso das aves atuais, o tamanho dos ovos estava relaciondo ao tamanho do animal, por isso, entre os dinossauros, havia ovos de todos os tamanhos, desde os pequenos de massa de algun gramas, até ovos gigantescos que deveriam ter massa de até 7 quilogramas. O embrião desenvolvia-se no seu anterior e era alimentado pelo material nutritivo armazenado da clara e na gema do ovo.

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário