O beija flor (ou colibri) parece uma flor brilhante. É tão leve, ágil e gracioso como uma bailarina e tão fulgurante como uma estrela. E é um voador resistente que não teme as grandes distâncias. Com exceção de algumas partes meridionais da América do Sul, Alasca e nordeste do Canadá, em todas as Américas onde há flores, há colibris. Com seu longo bico afunilado, ele suga o néctar dessas flores. Mas também come insetos.
Apesar do seu pequeno tamanho, o beija-flor tem grande resistência. Algumas espécies são migratórias, percorrendo mais de 800 km em um único vôo. Com suas asas estreitas e alongadas, ele é capaz de voar em todas as direções e, como um helicóptero, pode ficar parado no mesmo lugar. Bate as asas mais rapidamente que qualquer pássaro, mas é incapaz de usar os pés para andar. Tem audição e visão muito aguçadas.
Geralmente, os machos têm várias fêmeas. Sua plumagem é mais rica que a das fêmeas. Elas fazem o ninho com pedaços de folhas, cascas e teias de aranhas, colocadas com saliva. A fêmea pode incubar até três posturas em uma estação. O beija flor é um pássaro diurno que aprecia o calor e a luz solar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário