Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de março de 2011

Stegoceras

 
                                 Stegoceras
 
O Stegoceras validum (cujo nome significa "teto chifrudo") foi um paquicefalossaurídeo de crânio arredondado e porte médio. Viveu no final do período Cretáceo. Media 1,8 m de comprimento, 1 m de altura e pesava 50 kg.
O Stegoceras foi descoberto na América do Norte, sendo nomeado oficialmente em 1902 por Lawrence Lambe. Na base da cauda, o Stegoceras possuía uma grande câmara expandida, cuja função é desconhecida. A metade final da cauda era rígida e inflexível.
É um dos poucos paquicefalossauros dos quais se conhecem outras partes do esqueleto além do crânio. Foram descobertos mais crânios de Stegoceras do que de qualquer outro paquicefalossauro. Devido à integralidade dos restos escavados, os fósseis de Stegoceras servem de modelo para esqueletos incompletos de outros paquicefalossauros.
Entre 1920 e 1945, acreditou-se que o Stegoceras era relacionado ao Troodon, ou mesmo sinônimo deste, por causa da similaridade dos dentes. O Troodon era um pequeno dinossauro carnívoro que viveu na América do Norte durante o Cretáceo. Assim que mais fósseis foram encontrados, constatou-se que se tratava de espécies totalmente diferentes.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Ornithischia
Subordem: Marginocephalia
Infraordem: Pachycephalosauria
Família: Pachycephalosauridae
Gênero: Stegoceras
Espécie: Stegoceras validum
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário