Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de maio de 2011

codorna

                               codorna

 A "codorna"(Brasil) ou "codorniz"(Portugal) da espécie (Coturnix coturnix) é um membro da ordem dos galliformes. No entanto, algumas espécies do grupo dos Tinamiformes também são popularmente chamadas por esse nome. Possui como defesa sua impecavél camuflagem no qual confia tanto que muitas vezes se consegue chegar a poucos centimetros da codorna antes dela alçar vôo. Trata-se de um animal extremamente dócil e indefeso, as codornas estão acostumadas a um vasto território, o macho é territorialista, se ama a natureza, deixe-as livres, não foram feitas para ficar em exposição nas gaiolas.
Elas desenvolvem um grande papel na cadeia alimentar no meio onde vive.
Devido a sua caça e excesso de agrotóxicos, as espécie selvagem esta desaparecendo rapidamente dos campos.
Este animal  como todos os animais silvestres, não são domésticos, mas sendo sua carne e ovos apreciados pelos humanos, os probres animais são explorados sem piedade pelo comercio internacional.Alimenta-se sobretudo de sementes, de folhas e insetos. São dispersores de sementes muito útil as àrvores.
Existe um outro tipo de codorna pouco conhecida: a codorna albina, totalmente branca com um detalhe amarronzado na nuca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário