Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de maio de 2011

pinguim de adélia

                                            pinguim de adélia

As pedras do amor
  Um pinguim de adélia desliza sobre o peito e mergulha no mar. Está brincando? Não, está pescando. Esse pingüim vive nas praias da Antártida, em colônias de dezenas de milhares de aves. Elas passam a maior parte do tempo nos bancos de gelo flutuantes, embaixo dos quais pegam peixes, camarões e outros animais marinhos, de que se alimentam. Macho e fêmea formam um par muito unido e, entre setembro e outubro, voltam à terra para a postura. Isso pode significar uma viagem de centenas de quilômetros, mas eles nunca se perdem.
Quando estão em terra, eles não sabem como procurar alimento. Em cativeiro, levam várias semanas para aprender a pegar o peixe que lhes é oferecido.
  Durante a exibição para o acasalamento, o macho coloca uma pedra aos pés da fêmea. Se ela aceitar a pedra, aceitará também o companheiro. Outras pedras são oferecidas a ela, formando um círculo.
   Dentro dele a fêmea põe dois ovos e volta para o mar. O macho fica e choca os ovos durante 20 dias. Depois, sua companheira retorna e o substitui. Após o nascimento, os filhotes permanecem no ninho por um mês. Em seguida, juntam-se em grupos à espera dos pais que foram para o mar.





Um comentário: