Pesquisar este blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Apatosaurus

                                Apatosaurus

O Apatosaurus ("lagarto que engana") viveu durante o período Jurássico há cerca de 150 milhões de anos atrás. Caracterizava-se por um corpo maciço, pescoço longo, cabeça pequena, pés amplos e a cauda muito comprida (uma das mais compridas caudas do reino animal). O longo pescoço, com cerca de 15 ossos grandes, era sustentado por músculos fortes. Tinha focinho longo, narinas no alto da cabeça e dentes em forma de cavilha.
Com 90 cm de comprimento, sua cabeça era minúscula em relação ao corpo. Isso fez com que ele ficasse conhecido como "réptil bobo", de cérebro pequeno. Foi descoberto em 1877, no Colorado, EUA, mas também encontrado na Ásia Central e América do Sul. Sabe-se que o Apatosaurus podia erguer-se sobre as patas traseiras porque estas eram maiores, e, quando ele o fazia, sua cauda móvel lhe servia de apoio. Ela tinha quase metade do comprimento do corpo, ligeiramente mais afinada, parecida com um chicote. Devia usá-la para bater nos famintos carnívoros que rondavam os mais fracos do bando, ou seja, os filhotes e os mais velhos. Já o longo pescoço era usado como uma espécie de "observatório", ajudando-o a detectar, a tempo, aproximação dos inimigos, bem como para alcançar as plantas mais altas das árvores.
Para sustentar seu alto peso, as pernas do Apatosaurus terminavam em pés amplos, como os do elefante. Os da frente eram equipados com uma garra no polegar, usada para chutar os inimigos. Devia passar grande parte do seu tempo comendo, pois necessitava ingerir diariamente entre 150 e 1000 kg de alimentos. A dentição era fraca, e provavelmente não mastigava as plantas mais duras. Vivia em manadas e provavelmente os filhotes e as fêmeas andavam no meio, cercados pelos machos que formavam a proteção externa. O Apatosaurus tinha 28 m de comprimento e 13 m de altura e pesava cerca de 40 toneladas. Ainda lembrando que seu antigo nome Brontosaurus ("lagarto trovão"), foi descartado ao saber que ele era o próprio Apatosaurus




Nenhum comentário:

Postar um comentário