Pesquisar este blog

domingo, 27 de fevereiro de 2011

hipacrossauro

                                                            hipacrossauro

A cabeça do hipacrossauro se assemelhava muito à do coritossauro. O focinho se parecia um pouco com o de um pato, embora as narinas se posicionassem de maneira diferente. A crista do hipacrossauro tinha forma de capacete coríntio, mas com o topo mais pontudo. A parte de trás do crânio também era semelhante.
As diferenças notáveis entre os dois ficavam no esqueleto, especialmente na espinha. O coritossauro tinha esporões de dimensões moderadas nas vértebras (ossos das costas), mas os esporões do hipacrossauro eram altos. Isso explica seu nome, "réptil de espinha alta". Esses esporões altos podem ter permitido espaço adicional para músculos nas costas, mas formavam também uma espécie de barbatana dorsal. Essa barbatana servia para capturar o calor do sol de manhã ou liberar calor a fim de resfriar o animal em um dia quente. De qualquer forma, os esporões o teriam feito parecer maior.
Assim como todos os demais lambeossaurinos, a crista do hipacrossauro continha uma complexa cavidade nasal no topo da cabeça. Quando ele respirava, o ar era conduzido à crista e para fora dela por meio de uma série de tubos e câmaras que conectavam as narinas à porção traseira da garganta. O animal era capaz de produzir sons com sua crista. Devido ao tamanho e forma dela, é provável que fossem sons graves. Ele provavelmente utilizava esses sons para se comunicar com outros membros de seu rebanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário