Pesquisar este blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Nyctosaurus

                                   Nyctosaurus

lamegoi, N. nanus ou N. gracilis ("lagarto noturno"), tanbém conhecido como Nyctodactylus, era um pterossauro que viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 88 milhões de anos atrás no Brasil e na formação Niobrara, EUA. Comia peixes e outros animais marinhos. Tinha 4 m de envergadura e 18 kg.
Possuía uma grande crista no topo do crânio, a qual deveria servir para ajudar no equilíbrio da cabeça e dar estabilidade ao vôo. A maioria das espécies de Nyctosaurus não possui uma crista ornamentada, mas em 2003 foram achados fósseis com cristas enormes e bem elaboradas em indivíduos pequenos. A crista poderia ser coberta por pele, proporcionando vantagens aerodinâmicas. No entanto, Christopher S. Bennett disse que as bordas da crista eram arredondadas e não irregulares, como em outros pterossauros. As bordas irregulares e com "pinos" ajudariam a segurar o tecido. Um estudo feito em 2009 indicou que a crista com ou sem sem vela não impediria o Nyctosaurus de voar normalmente.
Othniel C. Marsh nomeou o Nyctosaurus gracilis em 1876 com base em material fragmentado. Samuel Wendell Williston, em 1902, descreveu o esqueleto mais completo até então. O paleontólogo também nomeou o N. leptodactylus - hoje é considerado como N. gracilis. Em 1953 foi encontrado no Brasil parte de um úmero, registrado como Nyctosaurus lamegoi, em homenagem ao geólogo Alberto Ribeiro Lamego. Um novo fóssil foi classificado em 1972 como N. bonneri, por George Freyer Sternberg (atualmente é visto como N. gracilis). O esqueleto mais completo desse réptil voador foi elaborado por Gregory Brown. Em 1984, Robert Schoch Milton renomeou o Pteranodon nanus (Marsh, 1881) como Nyctosaurus nanus, embora essa classificação seja contestada.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Pterosauria
Subordem: Pterodactyloidea
Família: Nyctosauridae
Gênero: Nyctosaurus



Qual será a foto do Nyctosaurus correta de sua
opinião nos comentarios a baixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário