Pesquisar este blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Pteranodon

                                  Pteranodon

O Pteranodon ("voador sem dentes") viveu no fim do Cretáceo nos EUA. Pesava 30 kg e media 2 m de altura. Fósseis de peixes em um estômago de Pteranodon indicam que ele era piscívoro, ou seja, comia peixes, por isso deveria habitar zonas costeiras. Para pescar, ele mergulhava no mar, como algumas aves marinhas, onde o Pteranodon ficava vulnerável a ataques de répteis marinhos.
Ossos finos e ocos deixavam esse animal mais leve, auxiliando o voo. O Pteranodon possuía asas de pele elástica, como as dos morcegos, que podiam chegar a 7 m de envergadura. Devido ao tamanho das asas, acredita-se que o Pteranodon não as batia, mais saltava de ladeiras ou penhascos e planava, utilizando plumas térmicas, como os albatrozes atuais. Assim como outros pterossauros, o Pteranodon construía seus ninhos em locais altos, como escarpas, pois deveriam ser pouco ágeis em terra e provavelmente alimentassem seus filhotes no ar.
O Pteranodon possuía uma enorme crista no topo da cabeça, de função desconhecida. Essa crista pode ter sido usada como lastro (peso para aumentar a estabilidade) durante o voo ou para atrair fêmeas. As diferentes espécies do gênero Pteranodon são distinguidas pelo tamanho e formato das cristas. Existem duas espécies confirmadas (Pteranodon longiceps e P. sternbergi), e outras espécies duvidosas (P. occidentalis, P. velox, P. umbrosus, P. harpyia e P. comptus)


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Pterosauria
Gênero: Pteranodon

Nenhum comentário:

Postar um comentário