Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

maiassauro

                                     maiassauro

O Maiasaura peeblesorum ("lagarto boa-mãe") foi um dinossauro herbívoro e semi-bípede que viveu no fim do Cretáceo, há 66 milhões de anos. Media 9 m de comprimento, 4.6 m de altura e pesava em torno de 4 toneladas. Popularmente é conhecido como Maiassauro ou Maiassaura. Possuía uma pequena elevação óssea entre os olhos.Foi descoberto em Montana, nos EUA, por Jack Horner e Robert Makela em 1778. Até hoje já foram encontrados 200 esqueletos de Maiasaura e dezenas de ovos desse ornitópode. Em cada um dos vários ninhos descobertos havia, em média, 20 ovos. Com todos esses fatos, os cientistas concluíram que os Maiasauras viviam em grandes bandos e que cuidavam muito bem dos seus filhotes, já que estes nasciam muito pequenos e frágeis e seriam alvo fácil de predadores. Já foram achados muitos fósseis de filhotes de Maiasaura, que devem ter morrido de fome enquanto esperavam os pais trazerem comida.
Os Maiasauras deveriam agir como os pássaros atuais, que migram todos os anos para botar ovos e cuidar das crias sempre no mesmo lugar. O Maiasaura cavava um raso buraco no chão, o forrava com plantas e ali depositava seus ovos. Quando nasciam, os filhotes de Maiasaura mediam 46 cm de comprimento e tinham que crescer rápido para que não fossem pegos tão facilmente.

A descoberta do Maiasaura e seus ninhos foi muito importante, pois revelou informações surpreendentes sobre o comportamento dos hadrossaurídeos e de outros dinossauros que habitaram a América do Norte durante o Cretáceo.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Super ordem: Dinosauria
Ordem: Ornithischia
Subordem: Ornithopoda
Infraordem: Iguanodontia
Família: Hadrosauridae
Gênero: Maiasaura

Nenhum comentário:

Postar um comentário