Pesquisar este blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Smilodon ou tigre dente de sabre

                                    Smilodon


O Smilodon ("sorriso com dentes", popularmente chamado de tigre-dentes-de-sabre) possuía dentes caninos que podiam alcançar cerca de 20 cm e ficavam para fora da boca, sua característica mais marcante. Chegava a ter 3 m de comprimento e 300 kg. O Smilodon viveu entre 23 milhões e 11 mil anos atrás, em várias regiões do continente americano, inclusive no Brasil.
O Smilidon fatalis era o mais famoso, tinha pernas curtas, era parecido com ursos e surgiu na América do Norte, mas migrou para a América do Sul com a junção dos continentes. O S. gracilis era menor, mas possuía mais agilidade, e também surgiu na América do Norte. Já o S. populator era a maior espécie e foi encontrado na América do Sul.
Ele possuía um corpo maior e mais robusto, um cérebro menor e mandíbula e braços mais musculosos que de outros felinos. A estrutura do seu corpo era semelhante a dos tigres e leões atuais, e provavelmente caçava em grupos, podendo assim abater grandes animais, como bisões, preguiças-gigantes, mastodontes e mamutes. A mandíbula do Smilodon abria-se a 95º para morder o pescoço das vítimas.
Os Smilodons deviam lutar entre si para disputar a liderança do bando, territórios, fêmeas e alimentos, como os atuais tigres. Esse felino se extinguiu com o desaparecimento de outras espécies no fim da Era do Gelo, ou talvez, pela espécie humana.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Subfamília: Machairodontinae
Gênero: Smilodon
Espécies: Smilodon fatalis, S. gracilis e S. populator

Nenhum comentário:

Postar um comentário