Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Pterodactylus

                                        Pterodactylus

Pterodactylus antiquus/longicollum ("asa de dedo") foi um pterossauro ("réptil voador") que viveu durante o Jurássico Superior, há cerca de 150 milhões de anos atrás. O Pterodactylus pesava entre 5 e 10 gramas. Carnívoro, se alimentava de peixes, insetos e pequenos invertebrados que caçava na beira de rios, lagos e mares.
Esse réptil voador extinto evoluiu a partir de pterossauros primitivos, os Rhamphorynchus. Acredita-se que o Pterodactylus comportava-se como as aves marítimas de pequeno porte atuais, voando em bandos e sendo visto comumente nas praias.
Todos os pterossauros de cauda curta pertencem ao grupo dos pterodáctilos, mas muitas vezes algum membro deste grupo é chamado simplesmente de "Pterodactylus". Pterodactylus é um nome muito popular, tanto que é usado muitas vezes para pterossauros de outros gêneros.
Sua envergadura (pequena se comparada a outros pterossauros) era de até 1,5 m. Como todos os outros pterossauros, as asas do Pterodactylus eram feitas de membranas de pele e músculos que se estendiam desde o quarto dedo até os membros posteriores. O nome do animal refere-se à maneira como as asas eram sustentadas: pelo quarto dedo das mãos, mais alongados, que chegavam à ponta das asas.
O Pterodactylus foi o primeiro animal a ser nomeado e identificado como um réptil voador, nomeado pelo naturalista Georges Cuvier em 1801. O Pterodactylus é conhecido através de 27 esqueletos fósseis completos e bem preservados, encontrados na África, na Europa e na América do Norte.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Pterosauria
Subordem: Pterodactyloidea
Superfamília: Ctenochasmatoidea
Família: Pterodactylidae
Gênero: Pterodactylus
Espécies: Pterodactylus antiquus e Pterodactylus longicollum

Nenhum comentário:

Postar um comentário