Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Giganotosaurus

                               Giganotosaurus

O Giganotosaurus carolinii ("lagarto gigante do sul") viveu há aproximadamente 67 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na América do Sul. Com 16 m de comprimento, 6 m de altura e 8 toneladas, ultrapassou o tamanho do maior Tyrannosaurus conhecido e do Carcharodontosaurus, sendo, sem dúvida, um dos maiores carnívoros terrestres. Era capaz de comer até 1 tonelada de carne por dia.
Acredita-se que caçavam em bandos, com ataques coordedenados. Como eram grandes, um grupo de quatro ou cinco Giganotosaurus podia caçar até saurópodes gigantescos como o Argentinosauru (o dinossauro mais pesado, com 110 toneladas). Tal comportamento é notável, pois há uma teoria muito formulada: "todos os alossaurídeos caçavam saurópodes em grupo".
O Giganotosaurus foi nomeado por Ruben Carolini, um caçador de fósseis amador que o descobriu em 1993, próximo ao rio Limay, na Patagônia, ao sul da Argentina. O esqueleto de uma das espécimes encontradas estava 70% completo e incluía o crânio, a pélvis, os ossos do pé e a maioria da espinha dorsal do animal. Um segundo espécime, um pouco maior, também foi descoberto.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infraordem: Tetanurae
Micro-ordem: Carnosauria
Família: Carcharodontosauridae
Gênero: Giganotosaurus
Espécie: Giganotosaurus carolinii

Nenhum comentário:

Postar um comentário