Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Staurikosaurus

                                  Staurikosaurus

O Staurikosaurus pricei (“lagarto cruzeiro do sul”) viveu durante o Triássico há aproximadamente 223 milhões de anos atrás. Naquela época a Terra possuía um único continente denominado Pangéa. O Staurikosaurus era terópode e pertencia a subordem dos Estauricossaurídeos. Alimentava de outros dinossauros e vivia em bando. Possuía 2 m de comprimento e cerca de 80 cm de altura.
Foi descoberto na Fromação Santa Marta, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. . A primeira e única ossada já encontrara do Staurikosaurus foi descrita em 1970, por Edwin Harris Colbert, do Museu Americano de História Natural. Nessa época, achados de dinossauros na América do Sul ainda eram muito incomuns, mas a importância do espécime logo foi percebida. A idade dos ossos surpreendeu os estudiosos: datavam de aproximadamente 225 milhões de anos, o que faz desse dinossauro brasileiro um dos mais antigos já descobertos, e que o torna, por consequência, um possível antepassado de inúmeros grupos posteriores.
Um grande problema enfrentado por especialistas que estudam o animal é sua pequena quantidade de registros fósseis. Foram encontrados apenas partes da espinha dorsal, as pernas e o maxilar inferior. De todo modo, pela constituição revelada, fica claro que ele era um rápido corredor que usava a cauda fina e flexível para se equilibrar. A pelve era unida à coluna por apenas duas vértebras, um arranjo muito primitivo que logo seria substituído pela Seleção Natural.
Os restos da mandíbula sugerem articulações deslizantes que permitiam tanto movimentos de um lado para o outro, quanto de cima para baixo. Assim, as presas menores poderiam ser empurradas para trás no sentido da garganta do Staurikosaurus, sem chances de fuga, pois ficavam espetadas pelos dentes curvos e serrilhados. Sem dúvidas esse pequeno caçador foi muito temido em sua época.
Muitas vezes o Staurikosaurus é desenhado por paleoartistas (desenhistas especializados em retratar dinossauros e outros animais extintos) com cinco dedos nas mãos e nos pés – outra característica primitiva. Definitivamente saurísquio ("cintura pélvica de lagarto"), o “lobo” do Triássico ficou classificado como terópode, mas ainda há dúvidas quanto a isso. De todo modo, ele pertence à família do Herrerasaurus, outro antigo dinossauro da América do Sul.





Nenhum comentário:

Postar um comentário