Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Homalocephale

                                Homalocephale
O Homalocephale calathocercos (que significa "cabeça chata") era um dinossauro herbívoro que viveu no fim do período Cretáceo, há 74 milhões de anos atrás, na Ásia. Tinha até 3 m de comprimento e pesava em torno de 60 kg. Os fósseis de Homalocephale foram encontrados na China e na Mongólia.
Como o nome diz, esse dinossauro tinha um crânio achatado incomumente. Assim como outros paquicefalossauros, o Homalocephale possuía um nódulo ósseo em cima do crânio, mas muito mais espesso que o normal, com cerca de 10 cm de espessura. Acredita-se que que esse engrossamento era usado pelos machos em disputas por fêmeas, liderança e territórios. Uma teoria menos provável diz que servia também como defesa contra predadores.
O Homalocephale é conhecido através de poucos fósseis, mas bem conservados. O único crânio dessa espécie não possui a parte anterior do focinho, e foi completado por meio de suposições. A região traseira do crânio é ligeiramente elevada e pendurada no pescoço. Os lados são expandidos. O topo do crânio, as regiões das bochechas e a parte traseira apresentam marcas de colisões. As grandes órbitas dos olhos indicam que o Homalocephale dotava de uma boa visão, como outros paquicefalossauros. Dentro do crânio, a grande área ocupada pelo nervo olfatório, responsável pelo olfato, representa um bom senso olfativo. Para os animais, o olfato é muito importante, pois ajuda a detectar a aproximação de predadores. Provavelmente, o Homalocephale alimentava-se de folhas devido ao desgaste dos dentes.
A partir do esqueleto do Homalocephale sabemos que o tórax, o abdômen e a pelve eram extremamente amplos, talvez para abrigar um grosso intestino necessário para digerir uma dieta de plantas.
Outros paquicefalossauros aparentemente relacionados ao Homalocephale são o Wannanosaurus e o Goyocephale, também asiáticos.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Ornithischia
Subordem: Marginocephalia
Infraordem: Pachycephalosauria
Família: Homalocephalidae
Gênero: Homalocephale
Espécie: Homalocephale calathocercos

Nenhum comentário:

Postar um comentário