Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Carnotaurus

                                   Carnotaurus

Carnotaurus sastrei ("touro carnívoro") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo há 95 milhões de anos, principalmente na região que é hoje a América do Sul. O Carnotaurus foi um grande predador, media em torno de 9 m de comprimento, 3 m de altura e pesava em torno de 1 tonelada.
Foi descoberto em 1985 pelo paleontólogo José Bonaparte em Chubut, na Argentina. Várias características do Carnotaurus chamam a atenção dos cientistas. Apesar de carnívoro, ele tinha uma característica comum apenas em dinossauros herbívoros: a presença de pequenos chifres. Acredita-se que eles eram usados em lutas com indivíduos da mesma espécie, já que são pequenos demais para terem sido usados na caça. Outras características impressionantes eram os pequenos olhos apontados para frente e os ossos da coluna com projeções em forma de asa. O focinho maciço sugere órgãos olfativos grandes e olfato apurado.
A região em que o Carnotaurus foi encontrado era habitada por um dinossauro herbívoro saurópode chamado Chubutisaurus, cerca de três vezes menor em comprimento. Acredita-se que o Chubutisaurus fosse a principal presa do Carnotaurus.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infraordem: Tetanurae
Família: Abelisauridae
Gênero: Carnotaurus
Espécie: Carnotaurus sastrei

Nenhum comentário:

Postar um comentário