Pesquisar este blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Sarcosuchus

                                 Sarcosuchus
O Sarcosuchus ("carne de crocodilo") foi um parente distante do crocodilo que viveu durante o Cretáceo Inferior, de 135 a 112 milhões de anos atrás, no norte da África. Chegava a medir 15 m de comprimento e pesar 8 toneladas. Foi um dos maiores crocodilomorfos que já existiram.
Sua mandíbula estreita era tão potente que, ao se fechar, poderia atingir 80000 N (newtons) de força. Por ser muito forte e robusto, comia peixes, tartarugas marinhas, dinossauros que bebiam água nos lagos, como foi encontrado um fóssil de Suchomimus de 11 m de comprimento, e pequenos pterossauros. O crânio do Sarcosuchus tinha o tamanho de um humano, a maxila superior era maior que a inferior, tinha placas ósseas nas costas (osteodermas) e 132 dentes cônicos e grossos, apropriados para agarrar e prender.
O Sarcosuchus foi encontrado no deserto do Saara, que, no Cretáceo, era uma planície tropical coberta de vegetação, pontilhada de lagos e cortada por vários rios e córregos. Dentes e osteodermas de Sarcosuchus hartii foram encontrados no Brasil, já que a América do Sul era ligada à África na época.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Subclasse: Diapsida
Infraclasse: Archosauromorpha
Ordem: Mesoeucrocodylia
Família: Pholidosauridae
Gênero: Sarcosuchus
Espécies: Sarcosuchus imperator e S. hartii

Nenhum comentário:

Postar um comentário