Pesquisar este blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Argentinosaurus

                               Argentinosaurus


O Argentinosaurus huinculensis ("lagarto argentino de Huincul") viveu no final do Cretáceo, há 95 milhões de anos. Media 45 m de comprimento, 20 m de altura e pesava de 90 a 110 toneladas, o que o torna o dinossauro mais pesado atualmente. Como seu nome diz, o Argentinosaurus viveu em savanas da América do Sul.
Foi descoberto recentemente em Huincul, província de Neuquén, na Argentina, em 1993 por Guillermo Heredio. Pouco do dinossauro foi fossilizado, apenas algumas vértebras, costelas, uma tíbia e um fêmur. A partir desses ossos foi estimado o seu tamanho imenso.
Acredita-se que tinha sangue frio (como os outros saurópodes) e que ingeria uma tonelada de folhas, frutos e sementes por dia, mesmo assim é uma pouca quantidade para seu corpo. Se possuísse sangue quente, seria necessário consumir entre 5 e 6 toneladas de plantas, o que é praticamente impossível, pois sua cabeça era pequena. Esse fato reforça a teoria de que os dinossauros saurópodes eram de sangue frio, mesmo assim há controvérsias.
Vivia em manadas de até vinte indivíduos, a fim de proteger os filhotes, que nasciam com apenas 3 kg de ovos do tamanho de uma bola de futebol. Com 5 anos teriam o tamanho de um cão pastor alemão atual; com 15 anos de idade, o tamanho de um cavalo; e seriam adultos apenas aos 50 anos.


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropodomorpha
Infraordem: Sauropoda
Família: Titanosauridae
Gênero: Argentinosaurus

Nenhum comentário:

Postar um comentário