Pesquisar este blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Dsungaripterus

                                Dsungaripterus

O Dsungaripterus weii ("voador de Junggar") foi um pterossauro de porte médio que viveu na Ásia há 120 milhões de anos atrás, durante o Cretáceo Inferior. Pesava cerca de 10 kg e suas asas de couro chegavam a 3,5 m de uma ponta à outra.
Não se sabe ao certo qual era a função do estranho e longo bico que o Dsungaripterus tinha na ponta da cabeça, embora seus dentes (que ficavam no fundo) fossem apropriados para mastigar peixes e crustáceos. O fato mais incomum é que o bico se curva para cima na ponta, o que pode ter ajudado o pterossauro a alcançar mariscos embaixo de pedras.
A cabeça do Dsungaripterus media até 50 cm de comprimento e sustentava uma pequena crista óssea que se estendia da metade do bico para trás. O comprimento da cabeça e do pescoço, juntos, alcançavam quase 1 m.
Originalmente foram encontradas apenas partes de um crânio e de um esqueleto de Dsungaripterus na bacia Junggar, na China, que foram batizadas por Yang Zhongjian em 1964. A partir de 1973 foram encontrados mais crânios, quase completos.


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Pterosauria
Subordem: Pterodactyloidea
Superfamília: Azhdarchoidea
Família: Dsungaripteridae
Gênero: Dsungaripterus

Nenhum comentário:

Postar um comentário