Pesquisar este blog

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Liopleurodon

                                        Liopleurodon

Liopleurodon, que é conhecido popularmente como Liopleurodonte e é o maior carnívoro conhecido que já existiu na Terra. Tinha quatro nadadeiras grandes que o tornava um nadador poderoso. Possuía uma boca enorme com 3 metros de comprimento e dentes que se assemelhavam à presas de elefante. Com quase 25 metros de comprimento, o Liopleurodon tinha quatro membros com forma de remo, que tornavam o liopleurodon um poderoso nadador. Recentes estudos no crânio de um Liopleurodon mostraram que ele possuía um sentido direcionado de olfato, duas câmaras distintas no nariz agiam como um par de orelhas indicando com precisão a fonte de um odor, sendo isto um sistema sofisticado de rastreamento, semelhante ao

O Liopleurodon  era um animal extremamente territorial, que comeria qualquer coisa que se movimenta-se; mas até mesmo esses gigantes marinhos tinham seus dias de caça, pois muitos desses animais, em suas travessias marítimas acabavam encalhando em praias e servindo de alimento para os carnívoros carniceiros terrestres da época. 
Seus fósseis são relativamente comuns e bem preservados em diversos depósitos marinhos ao longo da Europa. Os Liopleurodons pertenciam ao grupo dos pliossauros, que por sua vez eram um grupo de plesiossauros, que são um grupo de répteis que voltaram ao mar. Os Plesiossauros apareceram no período jurássico que rapidamente se dividiu em dois grupos principais: Cryptoclidus, e  Pliossauros como Liopleurodon.
Tamanho:25 m  de comprimento
Peso: Cerca de 150 toneladas
Onde viveu: Oceano Atlântico
Quando viveu: Período jurássico
Dieta: carnívora

Um comentário:

  1. adorei !!! mas esse bicho e muito estranho !!! entrem no meu blog http://aliciaemodajuvenil.blogspot.com

    ResponderExcluir