O Phorusrhacos longissimus ("portador de pano") foi uma das maiores aves predatórias não-voadoras que viveu na atual Patagônia argentina. Media 2,5 m de altura, 2,7 m de comprimento e pesava 130 kg. Seus parentes mais próximos nos dias de hoje são as seriemas, porém muito menores que seus ancestrais.
O primeiro crânio de Phorusrhacos encontrado foi descrito inicialmente em 1887 como sendo de um mamífero, e somente em 1891 foi reconhecido como pertencente a uma ave.
O Phorusrhacos possuía curtas e rudimentares asas, com garras curvas como ganchos utilizadas para agarrar as presas, que eram então mortas pelo enorme bico. Não é à toa que é conhecida por "ave do terror"! Essa ave de rapina corria pelos planaltos, florestas e colinas gramadas da Patagônia alimentando-se de répteis e mamíferos pequenos e de carniça. Acredita-se que o Phorusrhacos segurava as presas com o bico de 60 cm de comprimento e batia-os contra o chão, como as seriemas fazem.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Phorusrhacidae
Gênero: Phorusrhacos
O Phorusrhacos já teve várias nomenclaturas sinônimas, como Callornis giganteus, Darwinornis socialis, Darwinornis zittelli, Eucallornis giganteus, Liornis floweri, Liornis minor, Mesembriornis quatrefragesi, Mesembriornis studeri, Owenornis affinis, Owenornis lydekkeri, Phororhacos longissimus, Phororhacos platygnathus, Phororhacos sehuensis, Stereornis gaundryi, Stereornis rollieri e Titanornis mirabilis.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Phorusrhacidae
Gênero: Phorusrhacos
Nenhum comentário:
Postar um comentário