Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

espinossauro

                                          Espinossauro

O Espinossauro cujo nome significa " Lagarto espinho ", viveu no norte da África durante o período Cretáceo há aproximadamente 66 milhões de anos atrás e  diferenciava-se dos outros dinossauros de sua família por uma espécie de "vela" nas costas. Essa "vela dorsal" era formada por prolongamentos das vértebras das colunas que mediam 1,8 metros de comprimento, cobertas de pele. Segundo os cientistas ela armazenava o calor do sol, dando-lhe a vantagem de ser mais ágil que os outros répteis. Esse animal possuía as tradicionais características dos outro predadores, a não ser os dentes que eram retos e não curvados e os braços um pouco maiores e mais fortes. Com o olhar frio e guloso, o Espinossauro observava de longe um crocodilo. O aterrorizante dinossauro terópode, cujo esqueleto foi encontrado no Egito, agarrou o crocodilo de surpresa mordendo o seu pescoço e sacudindo-o como se fosse um simples peixinho. O indefeso animal nada pôde fazer contra aquele monstro de mais de 6 toneladas e acabou sendo devorado.
O Espinossauro disputa o título de maior terópode, porém os restos achados por Stromer no Egito foram pelos ares quando a cidade de Munique, onde estavam alojados, foi bombardeada em 1944. Sasso e seus colegas conseguiram analisar mais algumas peças desse quebra-cabeças: dois pedaços do focinho do bicho, bem mais avantajados que os fósseis conhecidos da espécie até então. Ambos os exemplares mencionados vieram do Marrocos.
    Na sétima imagem um Espinossauro disputa sua caça com um Carcharodontossauro, que foi um dos maiores carnívoros terrestres que já existiu, a caça é um Aegyptossauro que era um enorme saurópode que viveu na mesma época. E na última imagem um Espinossauro disputa um enorme peixe com um Bahariassauro.

Dados do Dinossauro:
Nome: Espinossauro
Nome Científico: Spinosaurus aegipticus
Época : Cretáceo
Local em que viveu: Norte da África
Peso: Cerca de 7 toneladas
Tamanho: 17 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora



Nenhum comentário:

Postar um comentário